|
O QUE É A DOMÓTICA?
Domótica é uma tecnologia recente e é responsável pela gestão de todos os recursos habitacionais. Este termo nasceu da fusão da palavra “Domus”, que significa casa, com a palavra “Robótica”, que está ligada ao ato de automatizar, isto é, realizar ações de forma automática.
Este conceito de automação vem no seguimento de encontrar soluções que dêem resposta à necessidade do homem de querer realizar o mínimo esforço nas actividades diárias e rotineiras. Assim, a domótica, para além de introduzir conforto e melhoria de vida aos seus utilizadores, introduz ainda novos conceitos, tais como a comunicação e segurança.
Naturalmente que este melhoramento de vida e comodidade apenas se consegue associando tecnologia. Mas também importante é que a utilização dessa tecnologia seja fácil ao utilizador comum.
A domótica consegue ir de encontro a essa linha de raciocínio, tendo dado grandes passos para melhorar a vida do ser humano.
Apesar de ainda ser pouco conhecida e divulgada, pelo conforto e comodidade que pode proporcionar, a domótica promete vir a ter muitos adeptos, face ao crescendo de projetos com estas soluções de automatização.
A domótica utiliza e associa as vantagens dos meios electrónicos e informáticos, de forma a obter uma utilização e uma gestão integrada dos diversos equipamentos de um edifício, quer seja residencial ou comercial. Para o manuseamento do sistema, poderá fazê-lo de acordo com as suas próprias necessidades ou poderá optar por um manuseamento mais ou menos automático.
No funcionamento passivo, um elemento reage só quando lhe é transmitida uma ordem, dada diretamente pelo utilizador, utilizando por isso os recursos disponíveis: botão de pressão, painéis táteis, telecomandos,…
No funcionamento automático, mais avançado e com mais inteligência, o sistema não só interpreta parâmetros, como reage às circunstâncias (informação que é transmitida pelos sensores). Por exemplo, detectar que uma janela está aberta e avisa o utilizador, ou que a temperatura está a diminuir e ligar o aquecimento.
Por fim, a facilidade do controlo remoto e do acesso às funções vitais da casa, através da Internet ou do telemóvel, deixa de ser uma utopia para ser uma realidade dos nossos dias.
|
|